segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cuidados com o adenium

A rosa-do-deserto é uma planta herbácea, suculenta  nativa de regiões semi-áridas da África tropical. de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Tem aspecto escultural e floração exuberante.
A floração pode ser obtida em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembrando outras da mesma família como alamanda, jasmim manga e espirradeira. As cores  variam do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. A rosa-do-deserto é uma planta que desperta interesse em todo o mundo, da mesma forma que orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, carnívoras e bonsais. Há colecionadores dedicados à esta fantástica espécie, que produzem plantas com caules excepcionalmente esculturais e florações magníficas.

Essa espécie ainda permite enxertia (garfagem), o que é bastante interessante para se produzir uma mesma planta com flores de variedades diferentes. Plantas antigas, de variedades raras, e bem trabalhadas alcançam preços exorbitantes no mercado, assim como os bonsais.


Um dos segredos para deixar a base do caule mais bonito é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente.

Para obter um aspecto engrossado e florações intensas, a utilização de um fertilizante de boa qualidade é fundamental. Ela não é muito exigente em nitrogênio, portanto deve-se usar um fertilizante líquido rico em fósforo (4-14-8) ou (8-45-14) de 15 em 15 dias, para estimula o aparecimento de flores.


Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeita drenagem, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento.
Se for plantado no jardim pode chegar até 9 m de altura.

9 comentários:

  1. tenho uma flor do deserto que parece não esta muito feliz , comprei numa feira de plantas e lea estava expremida em um vaso qu nem cabia mais suas raies , então coloquei num vaso com adubo, ariea grossa , humus, carvão mineral , tudo certo,mas mesmo assim ela parece esta triste
    o qu eu faço
    sim e seus caule esta bem mole , tipo parece esta sem vida[
    me ajuda o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jameson, não sei se a informação ainda vai servir para esta plantinhamas, vc pode usar nas outras que tiver. O adenium não gosta de muito espaço nem muita agua. A terra dele deve conter 50% de areia grossa e o restande de nutrientes tipo terra vegetal, húmus, casca de arroz pó de coco, etc., para que a terra não retenha agua. Quanto ao amolecimento é apodrecimento. Se for mun galho vc deve corta até aparecer tecido sadio e ai colocar canela em pó ou Anaseptil em pó. Se for no caudex, retire toda parte mole, lave com sol de agua sanitária 1 parte/20 de agua, seque e coloque canela ou anaseptil. Se for na raiz desenterre, corte o que tiver mole até ter raiz sadia coloque canela ou anaseptil e não enterre até cicatrizar (quando os cortes ficarem secos, uma semana +-.) Use borrifador para não desidratar a plantinha, deixe-a na sombra. Cuidado para não molhar a parte tratada. Espero que isso lhe ajude. Miriam

      Excluir
  2. Estou com um adenium com o caule amolecido, estava muito mal cuidado numa floricultura e eu acabei ganhando pra tentar recuperar... Replantei, deixei na sombra e esta sem regar já faz uma semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho duas q estao assim e nao sei o q fazer pra reverter

      Excluir
  3. gostaria de saber sempre que cortar alguma raízes,tem que deixar sem plantar e na sombra.porque ei fiz isso e plantei e o caudex mesmo colocando a canela em po esta mole, o que posso fazer para reverter o problema.obrigado

    ResponderExcluir
  4. A minha adenim faz três anos que tenho ela é agora que está saindo flores mas está demorando para abrir está desde a primavera e não abriu ainda será que tenho por mais NPK

    ResponderExcluir
  5. A minha adenim faz três anos que tenho ela é agora que está saindo flores mas está demorando para abrir está desde a primavera e não abriu ainda será que tenho por mais NPK

    ResponderExcluir
  6. A minha adenim faz três anos que tenho ela é agora que está saindo flores mas está demorando para abrir está desde a primavera e não abriu ainda será que tenho por mais NPK

    ResponderExcluir
  7. Amoleceu! Tirei do vaso, limpei e pendurei a mesma. Vou polvilhar canela, e esperar secar para replantar, usando as recomendações sobre o tipo de terra

    ResponderExcluir